Newalk ajuda a desenvolver novos acabamentos para calçado

Materiais termocrómicos e acabamento fluorescente para aplicação em calçado foram os últimos desenvolvimentos do projeto.

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), com laboratórios na cidade de S. João da Madeira, um dos principais pólos industriais do sector, criou uma gama de produtos químicos que permitirá o material mudar de cor com o calor ou ficar fluorescente com incidência de luz UV.

Um projeto da equipa que compõe o projeto de investigação e desenvolvimento (I&D) designado Newalk.

 Fica aberta, assim, a possibilidades de valorização estética e/ou funcional de couros, solas e calçado num produto final "diferenciador e com valor acrescentado", refere a instituição científica e prestadora de serviços e formação.

O projeto Newalk está integrado na fileira do calçado, no polo de competitividade da moda para o desenvolvimento integrado e sinérgico de novos materiais, componentes funcionais e tecnologias avançadas para a criação, produção e comercialização de calçado diferenciado.

Integra uma parceria de competências multidisciplinares e complementares composta por empresas de toda a fileira do calçado e entidades do sistema cientifico e tecnológico nacional e conta com o apoio do COMPETE.

Fonte: www.noticiasdeaveiro.pt

Plataforma

Newsletters

Facebook